quarta-feira, 6 de julho de 2011

Teste: Galaxy S II é o melhor Android à venda no País


Teste: Galaxy S II é o melhor Android à venda no País


Uso do celular em si, aliando hardware e software, é simples
Foto: Geek

Stella Dauer
Fonte: Terra tecnologia

O Galaxy S II foi lançado já uma semana e é o melhor smartphone Android do Brasil, com poucas chances de ser derrubado do trono nos próximos meses.

Design
O grande mote do Galaxy S II é sua finura. São apenas 8,5 mm de espessura, realmente muito fino. Essa sensação "folha de papel" aumenta porque ele é praticamente todo reto, com poucos arredondados. A traseira tem cantos levemente arredondados e uma saliência para se fixar à mão, como no Galaxy S. A tampinha que recobre a bateria é de plástico texturizado, bom para não escorregar.

Ele é todo de plástico preto, exceto pela decoração ao redor da tela, como seu antecessor. Porém, as linhas retas e arestas bem definidas não permitem que ele seja visto como mal feito. E por ser fino, é leve: apenas 116 g, muito menos do que vários aparelhos menos potentes que passaram por aqui.

A frente é tomada pelo vidro Gorilla Glass - antiriscos - e pela tela, atrapalhados apenas pelo botão físico principal, o fone, a câmera frontal e os sensores de luz. Nas laterais temos o botão de energia, o de volume e o orifício para encaixar chaveiros. Na parte superior, temos a entrada padrão para fone; embaixo, o microfone e a conexão microUSB, e atrás, uma pequena saída de som e a câmera acompanhada de seu flash.

Tela
Mais um destaque do aparelho. Não satisfeita com o AMOLED, a Samsung trouxe o Super AMOLED. E ainda não satisfeita com isso, colocaram no Galaxy S II o Super AMOLED Plus. A empresa garante a melhor qualidade de imagem com ela, e é realmente fantástica, muito luminosa e muito colorida. Porém, não vimos nenhuma diferença gritante dela para a tela de Super AMOLED, já existente no Galaxy S.

E como se não bastasse o brilho, temos também o tamanho, com uma monstruosa tela capacitiva de 4,27 polegadas com resolução WVGA (480x800 pixels) e 16 milhões de cores. Dentro do design do aparelho, ela fica parecendo maior ainda, mas esse tamanho todo já deixa o ato de ver filmes ou jogar alguns jogos de corrida, luta, entre outros, muito mais confortável.

Sistema operacional
O Galaxy S II traz a versão 2.3 do Android, conhecida como Gingerbread. No geral, isso não faz muita diferença, mas pequenos detalhes e pequenas melhorias na velocidade do sistema melhoram a interação no final das contas.

Todos os Androids da Samsung têm interface parecida - até com os que trazem o sistema Bada -, então não dá pra saber exatamente o que muda por causa do Android ou por causa da empresa. O que é preciso saber é que há um enorme buraco entre esse sistema e essa interface para o aparelho antecessor, mesmo com o excesso de cores a deixando menos elegante que a encontrada nos Motorolas.

Essa interface - chamada de TouchWiz - é mais rápida, mais esperta e mais intuitiva. Uma das provas disso são as três funções de movimento. Na virar, você silencia o telefone quando ele toca simplesmente virando-o com a tela pra baixo. Já com a inclinação, você aproxima imagens e páginas da internet pousando dois dedos sobre a tela e inclinando o aparelho para frente e para trás. E por fim, na panorâmica, você escorrega widgets pelas 10 telas disponíveis na home, bastando manter o app em questão apertado e inclinar o Galaxy S II para os lados.

Quem gosta de personalizar o sistema e fuçar muito nele também vai ficar contente: as configurações desse aparelho são extensas, e há coisas em que apenas experts poderão mexer. São muitas e muitas configurações, mas com poucas delas você já tem um telefone funcional.

O modo de economia de energia tem uma série de coisas para economizar a bateria e salvar a natureza, como a desativação de conexões, atualizações e protocolos depois de um certo tempo sem uso e a diminuição do brilho da tela com bateria baixa. Vêm até algumas dicas de economia.

Usabilidade
O teclado dele é um dos melhores que já mexi, preciso, macio e com ótima resposta tatil. Tanto na digitação normal como quando utilizada a tecnologia Swype - onde deslizamos os dedos para escrever - a taxa de erros é muito baixa.

O navegador é o mesmo dos outros Androids. Nada muito complexo, mas completo o suficiente para guardar bookmarks e abrir diversas abas ao mesmo tempo. Caso prefira, tudo em flash, já que a versão 10.1 do player já vêm no aparelho.

O uso do celular em si, aliando hardware e software, é simples. O visual fica um pouco bagunçado com tantas cores e tantos formatos diferentes de widgets, mas no final você descobre que é simples chegar onde quer, com um número razoável de cliques.

Hardware e processamento
Firmando de vez a era dos smartphones parrudos, o Galaxy S II também tem processador de dois núcleos, só que esse aqui é de 1,2GHz, um ARM Cortex-A9, maior até que o iPad e o Xoom.

Isso é acompanhado por 1 GB de memória RAM, e pelos depoimentos pelo texto, já dá pra ver que é uma máquina muito rápida. As transições são rápidas e podem até ser comparadas às do iPhone 4. Não tem tempo ruim com ele, mas cuidado: pouco mais de 10 minutos de uso direto e a parte perto da câmera esquentou muito.

Escute músicas enquanto navega na internet, mude de ideia e jogue Angry Birds, um jogo pesado. Deixe pra lá e abra o Readers Hub, e passe para o Social Hub. Deixe tudo isso aberto e ainda terá desempenho veloz, com baixo gasto de bateria.

Esse aparelho é preparado para redes 4G, mais velozes que as atuais. No lançamento do Galaxy S II, a Samsung disse que até o final do ano espera que o Brasil já esteja nessa velocidade. Fora isso, temos Wi-Fi n, GPS com auxílio de A-GPS e Bluetooth 3.0+HS, que promete transferências de arquivos muito mais rápidas.

E para garantir bons movimentos e boas respostas a eles, o Galaxy S II conta com acelerômetro, bússola digital, giroscópio e também com sensores de proximidade e luz.

Câmera
Mais um destaque do Galaxy S II. Além da câmera frontal de 2MP - muito boa para vídeo conferências, por sinal - esse aparelho vem com uma câmera traseira, com sensor de 8 megapixels e capacidade de produzir vídeos em Full HD (1080p).

Nas fotos ele se deu bem. Fotos com luz do dia ficam realmente muito boas para um smartphone, chegando perto de uma compacta. Em fotos noturnas o granulado é baixo e a qualidade é boa. Com o flash tudo fica meio estourado, mas serve bem. Não há botão físico para fotos, então essa é disparada pela tela, onde também se pode escolher o foco.

Depois do clique, é possível editar a foto em um app específico, escolhendo ajustes de brilho, contraste, cortes, giros, retoques, seleções, entre outros. E no vídeo temos a gravação de vídeos em Full HD, as 1080 linhas. No escuro o vídeo fica bem granulado, mas a nitidez e as cores são muito boas. Atende bem ao YouTube e vai passar sem problemas em sua TV grandona.

O aplicativo que vem junto no aparelho permite editar pequenos vídeos, inserindo trilhas sonoras, temas e juntando vídeos em uma só sequência. Uma espécie de iMovie bem pobre.

Acessórios
No lançamento vimos diversos acessórios oficiais que serão vendidos separadamente. Apoios e carregadores veiculares, baterias adicionais, docks de mesa - ao contrário da Motorola, o deles é na vertical - e capinhas em couro. Marcas de terceiros devem trazer outros produtos.

Mas dentro da caixa mesmo é melhor não esperar nada. Para preservar a natureza ela é pequena e minimalista. Além do aparelho, traz cabo USB, carregador, fones de ouvido e manual.

Aplicativos
O Galaxy S II vem com uma porção de aplicativos bem interessantes, que já te colocam atualizado com o mundo das notícias e dos amigos. A novidade é o trio Social Hub, Readers Hub e Game Hub.

O primeiro já conhecemos, e atua como concorrente do Blur, da Motorola. E se dá melhor. Apesar de ter a interface feia, ele proporciona bem mais funções e interações com os contados do que o Blur. É possível conectar vários sites a ele como Facebook, Twitter, LinkedIn, email, etc.

No Readers Hub o usuário tem acesso à mais de 2 milhões de títulos entre jornais fornecidos pela PressDisplay, livros fornecidos pela Kobo e revistas fornecidas pela Zinio. Na parte de jornal é possível escolher sete exemplares gratuitos. Um lindo e útil aplicativo.

E, por fim, o Game Hub ajuda a encontrar jogos especialmente desenvolvidos para serem jogados em rede e com resolução HD, oferecendo jogos sociais e premium, trazidos pela Gameloft e mais complexos.

Há também outras utilidades como o Kies Air, aplicativo da Samsung para se conectar o aparelho no computador só utilizando a rede WI-Fi e o navegador. O Wi-Fi direct faz quase a mesma coisa, mas pode se conectar ao desktop e outros dispositivos. E o Wi-Fi hotspot já é conhecido, pois permite compartilhar a conexão 3G ou Wi-Fi com vários aparelhos, notebooks, etc.

Não podemos esquecer do Polaris, visualizador e editor de documentos Office e PDF e o jogo Heroes of Sparta HD versão demo. E assim como o Blur, a Samsung também ajuda a encontrar seu aparelho perdido, bastando se cadastrar no site.

Música e mídia
Mas, para um celular potente como ele é, faltou uma conexão microHDMI para que o Galaxy S II possa ser ligado a uma TV HD. Isso é resolvido com aplicativos como o AllShare, que compartilha mídia com dispositivos que possuam o protocolo DLNA, mas não é a mesma coisa.

O som externo, como eu já esperava, é ruim. Logo que vi a minúscula saída para áudio já sabia que teria som abafado e graves perdidos. Que pena. Mas no fone intra auricular que acompanha o aparelho, a coisa muda de figura. Você sai do mundo e fica apenas na música, com estéreo ótimo e sem distorções. E não espere muito do tocador de músicas. Ele é bem simples, como quase todos os Androids.

No vídeo ele arrasa. Além de filmar, ele também reproduz arquivos em 1080p. Se essa tela já é atraente com meras fotos, imagina passando Transformers nela? É de ficar de queixo caído, é uma tela ótima para ver filmes. E se começar a doer o olho, basta diminuir a intensidade da luz.

Bateria e armazenamento
O quesito bateria ainda está em testes conosco, mas já dá pra dizer que estamos usando o aparelho a todo vapor há umas três horas, com todas as conexões possíveis e ela está pouco abaixo da metade - e não o recebemos com a bateria completa. Por essa previsão, dá pra dizer que ele aguenta umas 11 horas longe da tomada, um número ótimo pra tanto processamento e para uma tela dessas.

Em armazenamento ele é legal. São 16 GB de espaço interno livre para colocar o que quiser, como músicas, vídeos, fotos e aplicativos. Mas, caso você seja viciado em espaço livre, sempre pode contar com a entrada para cartão microSD dentro do Galaxy S II. Ela suporta até 32GB extra de armazenamento, aumentando o espaço final para 48GB. Está ótimo, né?

Quem vai comprar?
Quem não está nem aí pra gastar o preço de um notebook, de um iPad ou de um curso no exterior em troca do melhor Android atualmente nesse país. Tela, processamento, sistema, design, câmera, ele mata tudo no peito e faz lindos gols. Podemos ver no Galaxy S II um pouco do que podemos esperar para o final do ano e para 2012 em matéria de sistemas operacionais de smartphones. Serão mais interações por gestos, intuitivas e simples, e aparelhos cada vez mais voltados para mídias.

Prós:
- Tela luminosa e colorida;
- Câmera de ótima qualidade, com filmagem em Full HD;
- Funções através de gestos com o aparelho;

Contras:
- Valor alto;
- Com pouco uso, aparelho esquenta demais;
- Faltou uma conexão HDMI;

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Nokia encerra programa de música grátis em 27 países


Nokia encerra programa de música grátis em 27 países

Fonte: Diariodigital


A Nokia está a encerrar em 27 países a oferta de celulares com pacote de músicas com download gratuito. A oferta recebeu relativamente pouca resposta do público desde o lançamento, em 2008.

A Nokia vai continuar a vender celulares com 12 meses de downloads de música na China, Índia e Indonésia e com seis meses na África do Sul, Brasil e Turquia.

As quatro principais empresas da industria musical do mundo - Universal Music, EMI, Warner Music e Sony Music - participaram do serviço, que no início chegou a ser considerado como um importante desafio à loja online iTunes, da Apple.

A Nokia apresentou o serviço no final de 2008 na Inglaterra, mas não conseguiu apoio entre operadoras e também não atraiu muitos utilizadores.

Entre os motivos para o fraco desempenho estão o uso de modelos de celulares mais antigos juntamente com a oferta no lançamento, software de protecção de direitos de autor (DRM) que impedia transferência de faixas entre aparelhos e dificuldade de entendimento da oferta pelos consumidores.

Os mercados querem claramente um serviço de música livre de mecanismos de protecão de direito de autor», disse um porta-voz da Nokia, acrescentando que a companhia continua a oferecer músicas livres de DRM através da sua loja online disponível em 38 países.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Z3X Box Samsung - Unlock and Repair test S3650 Corby

Z3X Box - Samsung unlock and repair S3650 Corby !

A Z3X Box é atualmente a melhor ferramenta para desbloqueio e atualização dos aparelhos Samsung

É verdade senhores(as) amigos(as), depois que a UST PRO2 aposentou-se, a Z3X é sem dúvidas a melhor ferramenta para trabalhar com os modelos da samsung. Em anexo duas imagens que mostram testes realizados com o aparelho Samsung, modelo Corby S3650, efetuei o desbloqueio pela leitura de códigos (phone freezer e nck) e o teste de reparo de IMEI, efetuados com 100% de sucesso, e em poucos segundos, as imagens dispensam maiores instruções.
Compre Z3x Box
http://mumilho.mercadoshops.com.br/z3x-box-samsung-ativada--pacote-completo-com-30-cabos-_5xJM

Apple libera versão de testes do iOS 4.3

Apple libera versão de testes do iOS 4.3 para desenvolvedores
Versão final deve chegar para usuários nas próximas semanas
Fonte: IG por Claudia Tozetto, iG São Paulo

A Apple divulgou ontem (13) a versão beta do sistema operacional iOS 4.3 para os desenvolvedores de aplicativos. Os novos recursos incluem a possibilidade de compartilha a conexão 3G do aparelho via Wi-Fi com até cinco dispositivos.

O iOS 4.3 também terá recurso multitoque, o que permitirá executar diversas funções ao mesmo tempo tocando a tela. Segundo fontes, este novo recurso, inclusive, permitirá que a Apple retire o botão "home" dos aparelhos, já que para voltar para a área de trabalho, o usuário poderá apenas encostar os cinco dedos na tela e juntá-los de uma única vez. A função multitoque pode ser desabilitada nas configurações. Veja os detalhes dos recursos no vídeo do site Cnet (em inglês):



O usuário também poderá travar a orientação da tela do aparelho, para que ela não vire a cada vez que o usuário movimentar o aparelho. A App Store também ganhou nova interface, que facilita a instalação de atualizações.

Em relação às mensagens de texto (SMS) e multimídia (MMS), os donos de aparelhos da Apple terão a opção de customizar os alertas. Com isso, será possível configurar o aparelho para avisá-lo sobre uma mensagem apenas uma vez ou até 10 vezes, caso o usuário não veja a mensagem.

Segundo o site Cnet, o iPod Touch de segunda geração e o iPhone 3G não são compatíveis com a atualização. A empresa deve liberar a versão final do sistema para os usuários de iPhone, iPod Touch e iPad nas próximas semanas.

Aplicativo da google traduz conversas por celular em tempo real

Google libera aplicativo que traduz conversas por celular em tempo real

'Conversation Mode' está disponível apenas em inglês e espanhol.
Ferramenta foi lançada para usuários do sistema operacional Android.

Fonte: G1

Para comemorar o primeiro aniversário do Google Translate para celulares com sistema operacional Android, o Google lançou a versão alfa, ainda em testes, do “Conversation Mode”. A ferramenta traduz, em tempo real, conversas feitas entre duas pessoas que falam línguas diferentes.

Ao conversar, por exemplo, com uma pessoa que só fala e entende alemão, um usuário brasileiro diria sua frase em português e ouviria o aparelho traduzir o trecho para alemão. Depois, o interlocutor diria uma frase em alemão, que seria traduzida para o português pelo telefone.


Google Translate para smartphones com Android traduz conversas em inglês e espanhol. (Foto: Reprodução)

Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas em inglês e espanhol. Como a ferramenta ainda está em testes, algumas falhas podem ser percebidas devido aos diferentes sotaques, ruídos e fala rápida. O programa já havia sido demonstrado na Feira de Telecomunicações (IFA) de Berlim, em 2010, e agora chega aos usuários de smartphones com Android.

Durante a feira, em setembro, o presidente do Google, Eric Schmidt, disse que a criação de um telefone que funcione como "peixe de Babel" (referência ao tradutor automático do universo fictício do "Guia do Mochileiro das Galáxias", do escritor britânico Douglas Adams) é o próximo passo na busca do que ele chamou de "humanidade aumentada".



Supercomputador derrota humanos em programa de perguntas e respostas na TV

Fonte: Correio do Estado R7
Um supercomputador do tamanho de 10 geladeiras e com uma potente inteligência artificial venceu na noite desta quinta-feira (13) uma competição entre dois dos maiores vencedores do programa americano de perguntas e respostas Jeopardy.

A batalha foi apenas uma prévia porque a competição final entre dois seres humanos craques nesse tipo de programa de TV está prevista para acontecer em fevereiro. Na apresentação, o computador ficou nos bastidores, mas foi representado no palco por uma tela.

O computador Watson, fabricado pela empresa IBM e batizado com esse nome em homenagem ao fundador da empresa, Thomas J. Watson, derrotou Ken Jennings, vencedor do programa por 74 vezes consecutivas entre os anos de 2004 e 2005, e Brad Rutter, que já acumulou o equivalente a R$ 5,5 milhões (US$ 3,3 milhões) em prêmios no Jeopardy.

A máquina respondeu corretamente a questões sobre Agatha Christie e a cidade de Jericó e venceu o teste que simulava a primeira parte do programa, ganhando R$ 7.400 (US$ 4.400).

O vencedor vai levar para casa um prêmio de R$ 1,6 milhão (US$ 1 milhão). O vice-campeão ganha R$ 505 mil (US$ 300 mil) e o terceiro leva R$ 336 mil (US$ 200 mil). A IBM disse que se o Watson sair vitorioso, doará toda a quantia para instituições de caridade.

A demonstração de ontem revela que um defeito que o supercomputador apresentou em um teste anterior foi resolvido. Antes, a máquina que tem memória virtual enciclopédica não conseguia acionar um dispositivo que seria como apertar a campainha antes dos seres humanos que lhe dá direito de responder primeiro às perguntas.

O objetivo da IBM é provar que o Watson é capaz de responder rapidamente perguntas difíceis e até mesmo com linguagem não muito comum, com jogo de palavras e trocadilhos, como são as questões desafiadoras apresentadas no game-show Jeopardy.

Alimentá-lo com conhecimento é fácil. O Watson não está conectado à internet, mas dispõe de um banco de dados que cobre muitos assuntos, entre os quais história e entretenimento.

John Kelly, diretor da IBM Research, comemorou a vitória.

- Criamos um sistema de computação com a capacidade de compreender a linguagem humana natural, algo que é muito difícil para um computador. No campo da inteligência artificial, as pessoas passam suas vidas tentando conquistar avanços de alguns centímetros. O que o Watson faz e já provou é desenvolver uma capacidade de avançar o estudo da inteligência artificial na escala dos quilômetros.

A IBM diz que a capacidade de compreender a linguagem humana faz do Watson uma máquina muito mais desenvolvida que o Deep Blue, o supercomputador da empresa que derrotou o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov em uma série de partidas em 1997.

Apesar do Watson poder não se tornar um projeto comercial em curto prazo, executivos da IBM afirmam que suas capacidades linguísticas e analíticas podem eventualmente ajudar a companhia a desenvolver novos produtos em áreas como medicina diagnóstica.

Jennings ainda afirma acreditar que Watson pode ser vencido na competição de verdade.

- O Watson está sujeito a erros.

Rutter concordou, citando a fraqueza da máquina em compreender humor, uma parte importante de algumas perguntas.

Em uma pergunta sobre o ator e músico Jamie Foxx, que aprendeu a tocar violoncelo, Watson deu como resposta uma outra pergunta.

- Quem é Beethoven?

Rutter riu e ironizou o erro da máquina.

- Eu confundo os dois sempre.

Watson não riu, mas mesmo assim terminou a noite como o maior astro da competição.

HARD RESET HTC - User code reset

Hard Reset HTC: Reiniciar o SmartPhone as configurações de fábrica !

Praticamente todos os aparelhos denominados Smartphones, com sistema operacional próprio possuem o Hard Reset para restaurar os valores originais de todo o sistema, seria a grosso modo o mesmo que formatar o PC, isso pode corrigir algumas falhas como aparelho travando ou reiniciando e pode ser aplicado também em caso de perda do código de segurança, e os aparelhos da HTC não fogem a regra.
Na semana passa estive na loja de um lojista-parceiro em cajazeiras (GOOD Celular), para atualizar a Master Tools e fornecer suporte a uso de outras ferramentas aos técnicos que lá trabalham, apresentei tambem a Z3X Box Samsung (que postarei os testes depois), então surgiu a necessidade de remover o código de segurança de um HTC de um cliente da GOOD, aproveitei passar um pouco do conhecimento aos amigos, o procedimento é bastante simples, basta pressionar simultaneamente alguma teclas e as manter pressionada juntamente com a tecla power por alguns segundo, no caso o modelo em questão (foto acima) foi antigo HTC Touth, pressionando SEND + END + PWR, aparecerá uma mensagem em ingles informando que o procedimento apaga todos os dados pessoas e reestabelece as configurações originais, pressione SEND para confirmar, ou qualquer outra tecla para cancelar. Após confirmação do Hard Reset, aparecerá o logo do Windows Mobile e a barra de status da reconfiguração... É batata... um abraço...

Irei adcionar fotos do site oficial da HTC onde mostra as teclas que deve pressionar para cada modelo diferente.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Desbloqueio (unlock) LG KU380 pela Vygis Box !

Desbloqueio LG KU380 utilizando LG Qualcomm Flasher-Unlocker V1.70 by Vygis.


A Vygis é uma box antiga, pioneira em soluções para aparelhos da marca LG, mas trabalha tambem com outras marcas, mas ainda permanece intocável, sem sombra de dúvidas, como a melhor ferramenta para desbloqueio e flash em aparelhos da LG.


O procedimento é simples, instale os Drives USB LG antes de iniciar, marque as opções para buscar e selecionar automaticamente a porta COM, Conecte a Box, em seguida conecte o aparelho e escolha a função Direct Unlock. O aparelho estará pronto em poucos segundos.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Portabilidade numérica registra mais de 4 milhões de migrações em 2010

Portabilidade numérica registra mais de 4 milhões de migrações em 2010

Marca é 3,8% superior aos números registrados em 2009.
Desde o início do serviço foram realizadas 8,04 milhões de transferências.

Os usuários de telefonia móvel e fixa no Brasil realizaram, em 2010, 4,54 milhões de migrações de operadora sem alterar os seus números. O balanço realizado pela ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações) aponta que as migrações do ano passado superaram em 3,8% as efetuadas em 2009, primeiro ano do serviço.

A portabilidade numérica foi criada no Brasil em 1º de setembro de 2008. O serviço passou a ser contemplado por todo o território nacional em 2 de março de 2009.

Em dezembro de 2010, a portabilidade apresentou recorde de migrações no serviço móvel, com 300 mil transferências efetuadas. Em 2009, dezembro também recebeu o maior volume de migrações, com 296 mil transferências.


Na telefonia fixa, o pico também foi registrado em dezembro, com 163 mil trocas. Já em 2009, o mês de agosto foi o que mostrou o maior volume, com 101,8 mil migrações.

Entre os meses de outubro e dezembro de 2010, 1,23 milhão de usuários de aparelhos móveis e fixos realizaram a portabilidade numérica no país. Desses, 443 mil (36%) foram de assinantes de serviço fixo e 783 mil (64%) de telefones móveis.

Em volumes totais desde 1º de setembro de 2008, já foram realizadas 8,04 milhões de transferências, 2,55 milhões foram de telefones fixos e 5,49 milhões de móveis.

Fonte: G1